-
Arquitetos: Estudio Fernandez Renati
- Área: 692 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Armaferro, Castro Hnos., Cerart, Chacabuco, Cocinas de Otro Tiempo, Dercole, Fenomix, Martoreli, Muc, Robinet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rita é a segunda de uma série de casas orgânicas, como Chloé, Borja e Filippa. Todas com o mesmo objetivo, desenvolver um exercício que consiste em materializar e repetir um conjunto de operações de projeto que no escritório chamamos de "Manifiesto Habitacional".
- Pátio interno
- Iluminação e ventilação cruzada
- Relações espaciais
- Móvel-varanda
- Materiais locais
- Percurso arquitetônico
- Acesso à cobertura
O terreno de 2.500 metros está localizado em um clube de campo na periferia de Buenos Aires. É dominado por árvores antigas, que foram plenamente respeitadas na escolha de implantação da casa.
O eixo da obra é um pátio interno cercado por rampas que conectam espaços cobertos e semi-cobertos, gerando uma rota de transição fluida entre os espaços habitados.
A casa foi construída na parte de trás do terreno, para que recebesse sol o dia todo. Decidimos inverter a abordagem tradicional situando o programa privado no térreo e o programa social no primeiro andar. Os dormitórios são caracterizados por um espaço privado, calmo e hermético, que dá a sensação de estar inserido em uma floresta. Enquanto a sala de estar e jantar são elevadas à altura das copas das árvores, o que gera ventilação e iluminação ao longo do dia, permitindo o acesso a partir deste espaço a toda a casa.
No segundo pavimento, há um estúdio com acesso independente e um quarto de hóspedes, culminando o percurso. A construção é mantida aparente e livre de materiais pretensiosos, todo o luxo é dado pela natureza ao redor. Os materiais predominantes são concreto, tijolo e madeira.